17 maio, 2022
Existe uma lenda que o processo do sindicato é mais demorado e que se o servidor entrar com ação particular, especialmente no Juizado, receberá o seu dinheiro muito mais rápido.
Será que isso é verdade?
Muitos advogados particulares ou de associações pouco conhecidas ficam aliciando servidores para entrarem com ações particulares, com a promessa de que receberão o dinheiro mais rápido.
Mas aqui vão algumas informações que eles não contam pra você:
1- A ação anterior terá um maior período de incidência de juros e correção monetária, logo, os valores tendem a ser maiores;
2- O sindicato não renuncia aos direitos dos servidores. Brigamos até o último centavo, por isso, com mais recursos e disputas, é normal que se leve mais tempo do que quem aceita qualquer coisa.
3- É comum que os advogados particulares cobrem valores bem altos a título de honorários, diminuindo ainda mais o valor que o servidor terá pra receber no final. Enquanto um advogado particular pode cobrar até 30% do valor que você tem pra receber, a assessoria dos sindicatos normalmente recebe em torno de 10%, ou seja, 2/3 (dois terços) a mais ficam pro servidor.
4- Dependendo do momento que a ação particular for ajuizada, pode gerar problemas na Justiça, por terem 2 processos discutindo a mesma coisa.
Aqui vale a sabedoria popular: cuidado com falsas promessas e não caia no conto do vigário!
Na dúvida, converse com os dirigentes do seu sindicato e peça orientação para a assessoria jurídica. Conte conosco!
Comentários